quarta-feira, 23 de maio de 2007

The social music revolution

LastFm é uma espécie de site de relacionamento, mas de música. De certa maneira, semelhante ao My Space, mas ele te dá a opção de criar sua própria rádio e disponibilizar pro mundo inteiro, ou mesmo contabilizar as coisas que você ouve no seu computador. Desde ontem, quando entrei nessa, o ranking dos artistas mais ouvidos por mim é esse da figura em cima.

Outra coisa que ele te mostra é quantas vezes alguma música de determinado artista já foi executada. Pra desocupados e admiradores de coisas tão banais quanto o gosto popular, é bem divertido. E reserva algumas surpresas. Por exemplo: Arctic Monkeys (na casa das 14 milhões) já teve mais audições que Oasis e Led Zeppelin (ambos na faixa dos 13 milhões). E Incubus ainda mais que os dois (16 milhões, mais ou menos).

Dos que eu ouvi e reparei nos dados, o Coldplay vencia, com mais de 25 milhões. Mas eis que coloquei os Beatles e tcham: 42 milhões de audições!

É bem natural que uma banda de bastante sucesso e prestígio da atualidade como o Coldplay tenha quase o dobro de músicas ouvidas de dinossauros como Led Zeppelin e Oasis (tá mais pra um lagarto, mas enfim). Mas Beatles estar tão à frente foi uma baita surpresa. Não por falta de méritos, evidente, mas me surpreendeu mesmo que uma banda antigaça tenha dado um pau em um dos grupos mais populares dos dias de hoje.

Explicar o fascínio que esses rapazes exercem e exerceram nas pessoas ao longo das últimas quatro décadas e meia é coisa pra milhões de dissertações e teorias. Agora, entender esse fascínio e bem mais simples: basta ouvir.

Nenhum comentário: