segunda-feira, 11 de junho de 2007

Bate-cabeça

Há alguns meses, saiu na mídia a notícia de que uma pesquisa feita em algum país desenvolvido do mundo apontava que o estilo musical preferido dos jovens superdotados é o heavy metal. A mesma matéria ainda dizia que o resultado da pesquisa tinha algo de surpreendente, pois espera-se que pessoas com esse tipo de nível intelectual ouçam coisas mais ditas 'inteligentes', como jazz ou música clássica.

O óbvio 1: superdotados ou não, são jovens, e por jovens entenda que eles nasceram no final da década de 80 e década de 90, não na época das navegações, ou no começo do século passado. Sendo assim, é natural que eles ouçam coisa de gente nova.

O óbvio 2: uma pessoa superdotada nasce com grande facilidade pra atividades mentais, como rapidez e facilidade para aprender, abstrair ou fazer associações, e capacidade para analisar e resolver problemas. O universo, que se norteia pela lei do equilíbrio, dá em alguns pontos e retira em outros. Logo, alguém com tantos dotes intelectuais perderia feio em algum outro ponto, no caso o bom gosto.

O óbvio 3: música pretensamente inteligente, que se julga capaz de agregar algo ao repertório intelectual de uma pessoa, é música pra gente burra, como nós. Quem já é tão inteligente não precisa dessas coisas.

Conclusão: ainda bem que os superdotados são poucos, porque de fã de metal o mundo já tá pela tampa.

Um comentário:

bb disse...

É... eu não curto muito heavy metal...