sábado, 6 de abril de 2013

Mercenários!


Eu já fui a dois shows do Pearl Jam nessa vida (o primeiro deles permaneceu como o meu show preferido durante muito tempo), mas pulei esse último, que rolou semana passada. Honestamente, já não é uma banda que me emociona mais, apesar de ainda trazer alguns resquícios da juventude, e eu não tenho idade nem joelhos pra aguentar três dias seguidos de festival (fui nos dois primeiros). Pois bem, então aguardei para ver pela TV, até descobrir pela internet que a banda não havia autorizado a transmissão.

Tudo bem, paciência, segue a vida. Nem todo mundo ficou satisfeito, mas se eu me importasse com a opinião dos outros, teria amigos.

Entretanto, estou mentindo, e me incomodou bastante o modo como muitas pessoas chamavam Eddie Vedder e bando de "mercenários". Não pelo adjetivo se aplicar ou não a eles - não sei dos detalhes, não ligo -, mas porque tem gente que acha que vive como rei.

Se você quer ver um show, e me desculpe a rispidez com que digo isso, você compra a porra do ingresso e vai na porra do lugar sujar os tênis de lama e a cara de suor. Mas o ingresso é caro, mas eu moro longe, mas eu não gosto de me misturar com outros seres humanos, prefiro meus gatos - amigo, desculpe, é assim que as coisas são. Agora, ficar em casa esperando pra ver o show de graça na TV e, ao se deparar com a decepção, acusar os outros de mercenários, não é um pouco demais?

(eu sei, Multishow é só pra quem tem TV a cabo, mas ninguém assinou a NET só pra ver esse show, né?)

Mercenários são aqueles que só fazem as coisas por dinheiro. Isso não é bonito mesmo, deve haver outras motivações na vida além do doce cheiro das cédulas de papel, como o amor, a amizade, bucetas a satisfação de ver um sorriso estampado no rosto de quem se ajuda. Mas não há um tanto de exagero, majestade, em achar que a banda deveria fazer o show de graça pra você, só porque você quer?

Tudo nessa vida tem um preço, alteza: dinheiro, esforço, tênis sujos de lama, paciência, horas de viagem. Cabe a você decidir se vale a pena pagar esse preço ou não - você é quem decide, olha que maravilha, ninguém está te apontando uma arma. Mas também não vamos acusar aos outros por terem cometido o terrível pecado de não perceber a honra com que são agraciados ao terem a oportunidade de se curvar aos nossos pés e fazer o trabalho deles de graça.

Olha só, não estou defendendo a banda. Não sei dos detalhes, acho até que ninguém aqui sabe, mas isso é problema deles. Só acho que estamos ficando mimados demais, e nenhum grande caráter foi desenvolvido após zelo em excesso, posso prová-los usando o meu próprio exemplo (fui criado pela mãe, pela vó e por duas tias). Se você faz o que eu quero, beleza, se não, é mercenário. Desce do altar, amiguinho. O mundo é um lugar muito mais difícil de se viver se você não aprende a lidar com as decepções. Digo, novamente, por experiência própria.

Agora a boa notícia: o show foi transmitido no Chile. Chupa.

Nenhum comentário: