terça-feira, 31 de agosto de 2010

100 anos

Então o Corinthians faz 100 anos. Que legal. Já dei várias demonstrações do meu desamor por essa camisa aqui no blog (minha preferida é essa), mas não sejamos bestas: é claro que uma das grandes graças de ser são paulino (assim como de ser palmeirense, santista, etc) é torcer contra o aniversariante. Sob esse ponto de vista, esse 1º de setembro é importante pra todo mundo.

Nem sei por onde começar a falar o que eu mais gosto no Corinthians. Aliás, sei sim: pra mim o mais legal é esse lance de todo corinthiano bater no peito e dizer que tem a maior torcida, yada yada yada. Porque uma vez que a gente ESCOLHE o time que vai torcer (alguns dirão que não se escolhe, que está no sangue e etc, pensamento um tanto contraditório à virilidade inerente ao futebol - tá, ser são paulino também é), se orgulhar de ter a maior torcida é tipo entrar na comunidade do Orkut com o maior número de membros e sair soltando rojão. E, cá pra nós, torcedor é um negócio que me embaraça um pouco: isso de ficar cantando musiquinhas e batendo palma no meio da rua, em um contexto qualquer, e não se deixar abater pelo fato do senhor do universo estar vendo aquilo e ficando com uma vergonha da porra.

Outra coisa que eu adoro: o slogan "corinthiano, maloqueiro e sofredor, graças a deus". Primeiro porque a maior parte dos preibói que eu conheço é gambá (verdade seja dita, tirando os gays, os corinthianos são maior parte de qualquer categoria), o que torna o fato de ver alguém de banho tomado e todos os dentes na boca se chamando de maloqueiro bem engraçado. Não vou comentar o "sofredor", porque fetiche é um negócio muito pessoal, mas o "graças a deus" é curioso: se você escolheu ser corinthiano e diz que é maloqueiro sem ser, tá agradecendo a deus o que? Por ser masoquista?

Em defesa dessa nação alvinegra, entretanto, devo contestar dois objetos de ataque das torcidas rivais: a falta de estádio e título da Libertadores. Começando pelo último, não tem problema nunca ter sido campeão: o São Caetano nunca foi, a Portuguesa nunca foi, a Ferroviária nunca foi. Sobre o estádio, tipo, por que diabo alguém tem que se sentir mal por isso? Parece falta de coisa melhor pra zoar, o que absolutamente não é verdade: há simplesmente tanto...

Você, corinthiano: não vou te dar os parabéns, você não tem nada com isso (tirando o Bueno, baixista da minha banda, que de fato faz aniversário dia 1º de setembro). Mas você, Sport Club Corinthians Paulista: parabéns, muitas felicidades, muitos anos de vida, tudo de bom. Te odiar é boa parte da graça do futebol, e por você eu posso extravasar toda a raiva que não posso nas outras pessoas que fazem parte do meu dia-a-dia. Agora bola pra frente e curte a festa: título é difícil de comemorar, mas aniversário tem todo ano, tem que aproveitar.

Nenhum comentário: