terça-feira, 15 de janeiro de 2008

O rock errou

É, sem assunto.

Vejo, leio e ouço por aí muita gente dizendo que não existe rock no Brasil, que é tudo uma merda, etc. Considerando-se que pra maior parte da população o rock brasileiro se resume a Charlie Brown Jr, NX Zero e Detonautas, é tentador concordar com os detratores.

Mas, depois de quase gastar de tanto ouvir as MP3 de uma bandinha chamada Lestics (http://www.lestics.com.br/ - vai lá, miserável), me peguei pensando que tem um milhão de coisas muito boas por aí, é só ter a boa vontade de procurar.

E assim, como pessoa muito bacana e sem assunto que sou, resolvi listar 10 músicas brasileiras que você deveria conhecer, se já não conhece (além do Lestics, que a essa altura você já está ouvindo, certo?). E se tiver alguma coisa que você ache que eu deveria conhecer também, os comentários estão a seu dispor.

10- Garota Cor-de-Fogo (Sapatos Bicolores)
Não sei explicar por que essa música é tão legal. Sei que eu gostava, mostrei pros amigos e todos gostaram. É um rockabilly safadão, de topetão de gel e sapatos bicolores (arrá!), pra levantar o peru e chacoalhar os quadris.

Ouva aqui.

9- O Amor Verdadeiro Não Tem Vista Para o Mar (Pullovers)
Sobre como pode haver amor numa cidade claustrofóbica de pedra e dióxido de carbono.

Ouva aqui.

8- Garoa e Solidão (Relespública)
Um pop rock (mais rock que pop) com refrão grudento e letra divertida. Por que essas coisas não tocam no rádio??

Ouva aqui.

7- My Dirty Fingers (Thee Butchers' Orchestra)
Sabe aquele estereótipo de rock 'n' roll encardido, barulhento e onde as ondas de sensualidade transcendem os limites morais? Essa música é tudo isso, mais uma introdução que chega dando uma voadora com os dois pés e te carrega pro fim da música como uma onda no mar (?).

Essa eu não achei em lugar nenhum =(

6- Mesmo Que Mude (Bidê ou Balde)
Uma música avassaladora sobre aquela rebarba que fica entre o fim de um relacionamento e a separação de fato. E acho que isso resume tudo.

Ouva aqui.

5- Ruradélica (Supercordas)
Imagine que você está naquela casinha no campo, sentado debaixo duma árvore, vendo os bichinhos passando. Só que imagine que o sapo é roxo, os vagalumes brilham como holofotes e o canto dos grilos faz eco.

Ouva aqui.

4- Long Plays (Publica)
No fundo desse poço achei algo que vale a pena.

Ouva aqui.

3- Deixe-se Acreditar (Mombojó)
Começa como surf music, vira rock, depois samba, depois rock de novo, e por aí vai. Apesar de eu detestar essas mensagenzinhas positivistas do tipo 'tudo vai dar certo, vamo lá moçada', eu prefiro encarar que o tal 'Reino da Alegria' seja uma pintura bonita com pincéis de rancor e tinta de ironia. Já que tudo pode ser e nada vai acontecer...

Ouva aqui.

2- Into The Ice (Vanguart)
Eu já disse aqui uma caralhada de vezes que sou fanzoca do Vanguart, então escolher uma música só é complicado. Mas Into the Ice é um countryzinho bonito e triste, agitado e sofrido, e que faz um sucesso danado quando eu toco no violão lá em casa.

Ouva aqui.

1- Eu Não Consigo Ser Alegre O Tempo Inteiro (Wander Wildner)
Uma amiga minha disse uma vez que parecia frase de palhacinho triste, quando eu pus essa música no nick do MSN. Mas afinal, o que somos nós senão seres tristes pintados de alegria e sorrisos pro mundo ver?

Ouva aqui.

5 comentários:

Eunapio (Neto) disse...

Boa tarde, falando em sugestão segue a minha: Pedra Leticia - www.pedraleticia.com.br - É diferente mas bem esperto e quebra a rotina da rotulada GOIAS do "sertanejo". Tá aí aprecie.

Abcs, e parabéns pelo blog
NETO
Sideways Moto Grupo
www.mg-sideways.blogspot.com

bb disse...

pads, nao gostei mto das sugestoes nao, rs... a nao ser o Supercordas, que eu ja tinha ouvido antes por indicacao sua mesmo. Dessa eu gosto.
bjs.

Thiago Padula disse...

Neto, valeu pela sugestão. Vou ouvir assim que der (minha máquina aqui no trampo não tem placa de som =\). Tem uma banda de Goiás muito boa, chama Violins, que não entrou na listinha por pouco.

Bárbara, passar bem.

Rev disse...

Pra quem reclamava que era ruim de chamada, taí uma fenomenal!!!!

Thiago Padula disse...

Mas eu continuo ruim, nesse caso a glória é toda do Lobão =P