quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Senhor Oliveira

Há diversos pontos referenciais na vida de uma pessoa quando falamos de idade. O primeiro aniversário, o décimo, a maioridade. Depois eles se separam uniformemente a cada dez anos. Só que nenhum desses, nessa cultura de juventude eterna e maturidade quæ sera tamem, é tão temido e evitado como os 30 anos. Adivinha quem chegou lá, coleguinhas.

Euzinho, o amargurado, o desnutrido, o que está devendo textos aqui já faz um tempo. Tenho 30 anos agora e, nesse momento de dor e frescura, é necessário reavaliar toda minha vida, afinal não sou mais um menino. Não sou mais um menino! Sou agora um senhor, e como tal devo agir. Analisando observações e dados recolhidos nas últimas três décadas, eis tudo que devo fazer ou mudar para estar de acordo com o que se espera de mim agora. Senhoras e senhores, lhes apresento o Senhor Oliveira.

O Senhor Oliveira acordará cedo para ler o jornal e tomar um café. O Thiago e o Padula não gostavam de café, mas o Senhor Oliveira é viciado. O Senhor Oliveira terá ações na bolsa e fará piada com a situação da Petrobrás. Não ótimas piadas, porque o Senhor Oliveira é adepto do riso discreto, não da gargalhada descontrolada. O Thiago e o Padula gostavam de fazer os outros rirem, embora não com muito sucesso, mas o Senhor Oliveira prefere cativar o interlocutor fazendo-o admirar sua inteligência. O Senhor Oliveira terá opinião sobre tudo e sempre terá uma crítica na ponta da língua, normalmente negativa, normalmente saudosista.

O Senhor Oliveira comprará um carro e uma casa, e se afogará em dívidas. O Thiago e o Padula tem uma vida financeira bastante saudável, mas todo adulto que se preza precisa estar no vermelho, ter muitas coisas de que não precisa e argumentar que é foda, é tudo pela família ou por qualquer instituição maior que lhe aponte uma arma invisível para a cabeça. O Senhor Oliveira estará cheio de armas invisíveis, cheio de problemas. O Senhor Oliveira vai desenvolver um grau leve de alcoolismo e vai aprender a pescar, porque precisa desestressar, sabe como é, é tanto problema, ai essa vida é complicada.

O Senhor Oliveira terá hobbies (além da pesca) como aeromodelismo ou gastronomia. O Thiago e o Padula só sabem fazer pipoca de microondas, mas o Senhor Oliveira fará um pão com mortadela que huuuum. O Senhor Oliveira terá amigos que o Thiago e o Padula detestariam, e os encontrará a cada seis meses para falar mal do governo e dos problemas, ai essa vida é complicada. O Senhor Oliveira perguntará se é pavê ou pacomê.

O Senhor Oliveira delegará muitas tarefas, só pra depois reclamar e dizer que ninguém faz nada direito, se quer algo bem feito, faça você mesmo. O Senhor Oliveira usará muitos bordões da sua época e baseará todo seu repertório moral em frases de efeito e ditos populares. O Senhor Oliveira vai comprar um box com os DVDs do Changeman, vai achar uma bosta, mas vai se forçar a pensar que é bom, porque naquele tempo é que as coisas eram boas. O Senhor Oliveira vai soltar a franga nas festas de casamento e vai terminar a noite com um óculos do Zé Bonitinho na cara e a gravata enrolada na testa.

O Senhor Oliveira vai por uma capinha no celular.

O Senhor Oliveira virará roqueiro, passará a ir no Morumbi só de camarote e reclamará da fila no mercado. Eles deviam abrir mais caixas. O Senhor Oliveira diminuirá sua frequência de comparecimento a shows e paradoxalmente dedicará muito mais tempo a falar mal deles, de como a estrutura é ruim, o som é baixo, o refrigerante é quente. Ops, refrigerante é coisa do Thiago e do Padula, o Senhor Oliveira só tomará cerveja. A barriga do Senhor Oliveira será imensa. O Senhor Oliveira será politicamente incorreto, e vai se achar o perigosão. O Senhor Oliveira não fará ideia do que é desafiar o sistema, mas isso não o impedirá de reclamar horrores nas redes sociais. O Senhor Oliveira fechará esse blog, ou ao menos vai transformá-lo num espaço com curiosidades e dicas para consertar coisas da casa. O Senhor Oliveira terá uma caixa de ferramentas e a colocará no espaço mais nobre da estante, tampando o porta-retrato com a foto das crianças. O Senhor Oliveira vai sentir saudade de tanta coisa. Mas nenhuma delas vai voltar, porque nenhuma delas aconteceu com o Senhor Oliveira.

O Senhor Oliveira vai sentir uma vontade danada de ser o Thiago e o Padula.

3 comentários:

Babi disse...

hahahahahaha muuuuito bom!!!!!

Sr. Schouchana disse...

Parabens, sr. Oliveira!!!!!

felix disse...

Puta merda, há quanto tempo eu não lia algo tão bom. Eu aqui me identificando com o Senhor Oliveira.