sábado, 2 de março de 2013

Seguindo a canção

Comecei há algum tempo a seguinte rotina enquanto trabalho: entro no Youtube e pego um daqueles vídeos que tem um álbum completo. Precisa ser um álbum que eu nunca ouvi, não pode ser coletânea nem bootleg. Terminado esse (tem que ouvir até o fim), eu vou nos vídeos relacionados e clico em outro - também álbum, também nunca ouvido, também não-coletânea e não-bootleg, de preferência de um artista diferente.

É um bom jeito de preencher aquelas lacunas imperdoáveis na formação musical (na lista abaixo vocês vão ver várias) e de ouvir coisas que eu nunca ouviria se não fosse desse jeito. Eventualmente pode acontecer de as opções serem tão escassas que eu sou obrigado a clicar em algo que eu detesto. Faz parte. É uma roleta russa, com a óbvia vantagem que ninguém morre no final (tenho quase certeza que eu já escrevi uma frase muito parecida com essa em outro post). Também não dá pra prestar muita atenção assim e as audições são prejudicadas por conta disso, mas, se alguma coisa me fisga, eu vou e baixo depois. Digo, compro. Cof.

Tem sido uma experiência divertida, e é uma pena que não haja muitos álbuns brasileiros nesse mesmo esquema pra mesclar mais a lista. Como eu tenho todas as sequências registradas, só pela curiosidade, transcrevo abaixo. É legal ver como o Youtube considera que determinadas coisas são parecidas com outras, mas faz tudo parte desse espetáculo de imprevisibilidade que é a vida. Vida, nesse caso, sendo o algoritmo do Youtube.

Sem mais, ei-la:

Dia 1 (19/02/2013)

  1. Yo La Tengo - Ride The Tiger
  2. Brian Eno - Here Come The Warm Jets
  3. Devo - Q: Are We Not Men? A: We Are Devo!
  4. Blue Oyster Cult - Fire of Unknown Origin
  5. Jethro Tull - Stand Up
Dia 2 (20/02/2013)
  1. Oasis - Standing On The Shoulder Of Giants
  2. MGMT - Oracular Spectacular
  3. The Prodigy - Invaders Must Die
  4. The Velvet Underground - Loaded
  5. Miles Davis - Kind of Blue
  6. Norah Jones - Come Away With Me
Dia 3 (21/02/2013)
  1. Television - Marquee Moon
  2. The Kinks - Preservation Act 2
  3. The Jam - All Mod Cons
  4. Creedence Clearwater Revival - Bayou Country
  5. Jefferson Airplane - Surrealistic Pillow
  6. Bon Iver - For Emma, Forever Ago
Dia 4 (22/02/2013)
  1. Sweet Smoke - Just A Poke
  2. Fu Manchu - The Action is Go
  3. The Offspring - Smash
  4. The Black Keys - Brothers
Dia 5 (25/02/2013)
  1. Sonic Youth - Sister
  2. Spiritualized - Lazer Guided Melodies
  3. Modest Mouse - The Moon and Antarctica
  4. The Antlers - Hospice
  5. Godspeed You! Black Emperor - Lift Your Skinny Fists Like Antennas to Heaven
Dia 6 (26/02/2013)
  1. The Flaming Lips - Clouds Taste Metallic
  2. T. Rex - The Slider
  3. David Bowie - The Man Who Sold The World
  4. Pink Floyd - Wish You Were Here
  5. Ween - The Mollusk
  6. The Jesus Lizard - Goat
Dia 7 (27/02/2013)
  1. Beach House - Bloom
  2. Two Door Cinema Club - Tourist History
  3. Foster the People - Torches
  4. Dinosaur Jr - Without a Sound
  5. Van Morrison - Moondance
  6. Joni Mitchell - Blue
Dia 8 (28/02/2013)
  1. The Rolling Stones - Their Satanic Majesties Request
  2. Joey Ramone - Don't Worry About Me
  3. Dead Kennedys - Fresh Fruit for Rotting Vegetables
  4. Queens of the Stone Age - Queens of the Stone Age
  5. AC/DC - T.N.T.
Dia 9 (01/03/2013)
  1. The Clash - Combat Rock
  2. Rancid - And Out Come The Wolves

Nesse último dia eu resolvi parar a coisa pela metade, porque só tinha hardcore na lista e eu tenho mais de 16 anos. Retomo o projeto na segunda, ou não. Mas é divertido, recomendo que vocês façam, e, se fizerem, mandem a lista aí.

3 comentários:

Rafael Granado disse...

Vou seguir começando hoje!

Andy Britto disse...

Tenta a radinha.com.br, tem bastante música brasileira e funciona como um rádio também, depois me conta. Abraços

Ludmila Bahia disse...

HAUSHHAUSHUAHUSHUSA eu faço tipo isso, mas no deezer e spotify XD, agora tem essas opções né. Vou em chart de outros países e tal, mas eles parecem que estão que nem os brasileiros só música gringa nos charts. Mas é bem interessante ouvir CDs inteiros de bandas que você não conhece muito. E falar nisso procurei Volta Logo Joyce no Spotify e nada =s sacanagem não poder exibir ENTÃO na minha playlist =;( ou ouvir o cd todo por lá.