sábado, 29 de maio de 2010

Por que eu vou torcer pela Argentina na Copa


Motivo número um


Eu não sei se já publiquei isso aqui alguma vez (sei que já escrevi, mas a lixeira do Vida de bosta é maior que a internet), mas sou tarado por Copa do Mundo. Tá, com a foto aí de cima a palavra não ajuda, mas desvincula. Eu adoro Copa do Mundo. É a única época da vida em que é socialmente aceitável vandalizar as ruas com desenhos no chão e bandeirinhas nos postes e em que você para de trabalhar pra ver futebol. Se você não acha isso motivo o bastante pra tornar essa época mágica, faça o favor de se por pra fora desse blog.

Mentira, não se vá.

Mas deixa eu explicar já o título do post: claro, dã, que eu vou torcer pelo Brasil. É o meu time. É a seleção que eu tentei defender. Mas quando o habilidosíssimo escrete comandado por Dunga não estiver em campo, estarei torcendo por qualquer um dos times sulamericanos. Yeap, Chile. Yeap, Paraguai. Yeap, Uruguai. Yeap, Argentina.

Deixe-me explicar um negócio sobre futebol pra você: o que movimenta a bagaça é a rivalidade. Mas não o ódio. Percebe a diferença? O legal da rivalidade é se divertir às custas do fracasso alheio, e deixar isso bem claro pro alheio. É legal ganhar do Cruzeiro, é legal ganhar do Flamengo, mas legal é mesmo é ganhar do Palmeiras e do Corinthians, porque eu não conheço ninguém que torça pro time mineiro ou pro rubronegro. Como é que eu vou me divertir em cima de alguém que está a algumas centenas de quilômetros de mim?

Pausa para você captar a piada (ruim) de duplo sentido.

O Brasil pode até ser rival da Argentina no sentido de que é o vizinho que joga melhor. Mas não é o bastante pra me fazer querer que o outro se exploda, e pior ainda, levar pro lado pessoal. Tem gente que efetivamente odeia argentinos, pelo simples fato de eles viverem no país cuja seleção eliminou o time horroroso do Lazaroni na Copa de 90. Deixaram o Caniggia livre, porra, não é culpa dos cabeludos.

E o futebol latino é bróder do nosso. Vários craques de lá - e que estarão na Copa - foram craques aqui. Valdivia, Lugano, Tevez, uma galerinha. Eu me sinto como se estivesse entre amigos, e o claro e patético fato de que eles estão pouco se fudendo pra minha existência só contribui pra fortalecer essa sensação.

Fora que ver o Messi jogar é legal pra caralho.